16 de agosto de 2016

A oficina do Sr. Manuel Ladeira em São Luís, Odemira

Em São Luís, Odemira, há uma oficina de bicicletas e Famel que parou no tempo.

O Sr. Manuel Ladeira, falando por papeis, diz que a tem desde 1964. Sorridente e orgulhoso, conta que tem a oficina-loja, mais o armazém do outro lado da rua, mais uma loja com duas montras atrás, e que ainda tem um armazém onde usa o ferro velho para fazer as suas máquinas inventadas por ele - algo que com muita pena não cheguei a ver... fica para uma outra visita.


Parece que parou no tempo, mas a sua oficina tem todos os sinais de uso recente. Repara bicicletas antigas e modernas, e motos também. Os calendários sempre actualizados, que se podem encontrar em qualquer canto, não enganam.


Parece uma garagem desorganizada, mas as legendas de todas as caixinhas e caixotes mostram que é bastante metódico. Um paraíso de oficina...




Visita durante o evento Montras de São LuísMONTRAS 2016 é uma co-organização do movimento de Transição São Luís e do CAIS (Colectivo Artístico Intervenção Social) – Ass. Cultural, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Luís e o Município de Odemira, Casa do Povo de São Luís, Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, Cultivamos Cultura e Três em Pipa, com o apoio do comércio local e da população de São Luís.

Rosa Félix

Sem comentários: